Releases

Iniciativas Flex tem foco no meio ambiente

Economia de recursos e substituição de copos plásticos por eco copos estão entre os projetos Flex com resultados sustentáveis para o planeta.

O mundo vive em estado de alerta. Diante das constantes mudanças climáticas, do consumo excessivo, desmatamento, poluição ambiental, dentre outros fatores, muitos países, empresas públicas e privadas, profissionais de diferentes segmentos e ativistas estão unindo forças para tratar de um assunto que diz respeito as mais de 7 bilhões de pessoas do planeta: a preservação do meio ambiente.

Em 2019, o tema ganhou ainda mais destaque – no Brasil impulsionado pelas queimadas na floresta amazônica e outros desastres ambientais – e contribuiu para gerar discussões mais profundas em relação ao futuro do planeta e a participação de cada um neste processo.

Acompanhando essa necessidade, empresas privadas de diferentes setores têm enxergado a importância dessa mobilização e fomentado cada vez mais essa conscientização nos seus negócios. Prova disso são os resultados da pesquisa de marketing de causa com consumidores brasileiros realizada ano passado pela Cause, em parceria com a ESPM, Instituto Ayrton Senna e Ipsos. De acordo com a pesquisa, dos 1,2 mil entrevistados, 77% deles esperam  que as empresas contribuam mais para a sociedade e pelo menos 78% aguardam um aumento da participação das companhias em diferentes causas*. 

“Sustentabilidade é um caminho sem volta. Precisamos cuidar mais das nossas relações, com a natureza e sociedade. Toda ação, por menor que seja, gera um círculo virtuoso. Somos multiplicadores, aprendemos e replicamos”, destaca a superintendente de Responsabilidade Social da Flex, Luciana Ávila.

A Flex é uma das empresas atenta às questões ambientais. Desde 2009, ano de sua fundação, a Companhia cria ações com o propósito de Fazer a Diferença na Vida das Pessoas. O resultado desses investimentos são as diferentes práticas socioambientais realizadas pela empresa para fomentar o consumo consciente.

Iniciativas Flex que geram resultados

Muitas das iniciativas Flex com foco no meio ambiente já possuem resultados significantes. Alguns destaques são: o projeto que substituiu copos plásticos descartáveis por eco copos e evitou, em um ano, o descarte de 4.6 toneladas de plásticos na natureza; o programa de economia de água, que entre abril/2017 e março/2019 economizou o volume de 48 mil m³ de água nas unidades de São Paulo; e a reutilização de 233kg banners, que se transformaram em nécessaires para as profissionais mães da empresa.

Para Luciana Ávila, as iniciativas implementadas dentro da Companhia resultam em diversos benefícios, tanto para a organização como também para as comunidades onde a Flex possui unidades.

“Fazer a gestão da área de Responsabilidade Social da Flex é realmente uma grande responsabilidade. São muitas ações com resultados que temos que devolver para a natureza e sociedade de alguma forma. Nossos profissionais têm demonstrado cada vez mais essa preocupação global e são super aderentes as nossas iniciativas. Vejo muitos deles mudando suas atitudes em casa com o lixo, plástico, latinhas e isso vai se multiplicando”, completa Luciana.

De olho nas políticas sustentáveis 

Você conhece as iniciativas de responsabilidade socioambiental da Flex? Então confira alguma delas, participe e contribua para um futuro mais sustentável!

1) Eco copos 

Em 2017 a Flex deu início a sua campanha de substituição de copos plásticos descartáveis utilizados pelos profissionais da empresa por copos ecológicos. Em um ano de projeto, a Companhia evitou o descarte de 4.6 toneladas (2.769.204 unidades) de copos plásticos na natureza. A iniciativa impactou de forma tão positiva que também refletiu em outros aspectos, como por exemplo a economia de 1.500 sacos de lixos (100L) por mês nas unidades da capital catarinense. Em 2018, a iniciativa foi reconhecida com o 20º Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental.

2) Programa de economia de água

Há dois anos, a Flex estabeleceu política de economia de água com implantação de equipamentos economizadores, identificação de vazamentos, monitoramento, manutenção preventiva/corretiva, campanha de conscientização e treinamentos. Até 2018, o investimento possibilitou a economia de mais de 43 mil m³ de água, volume suficiente para abastecer durante quatro dias a cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo.

3) Reutilização de banners

No intuito de reciclar banners utilizados em eventos e ações internas da empresa, entre 2018 e 2019 a Flex firmou parceria com o Mulheres do Sul Global, grupo que promove o empreendedorismo feminino, formação em costura de ateliê, criação e venda de peças artesanais a partir dos princípios da economia circular (baseada na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia). O resultado foi a reaproveitamento de 233 kg de banners transformados em nécessaires para as profissionais mães da empresa. O projeto também foi reconhecido com o 21º Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental.

4) Controle e redução do consumo de energia elétrica

Outra iniciativa que tem dado certo é o programa de economia de recursos. Para chegar aos resultados, a Flex investiu em lâmpadas de LED nas unidades localizadas em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 85% das lâmpadas já foram substituídas. Em 2018, o investimento impactou no consumo em iluminação, que reduziu de 15% para um percentual que varia entre 9% e 11% no total das faturas.

5) Secadores de mãos

O programa de economia de recursos da Flex também inclui o uso de secadores de mãos. Os aparelhos foram implantados em 2018 nos banheiros de maior circulação das unidades da Companhia. O projeto tem contribuído para a promoção de ações sustentáveis e maior conscientização dos profissionais em relação ao uso de papel.

6) Madeira de reflorestamento

Em frente a algumas das unidades Flex existem decks. Para reforçar ainda mais a política de responsabilidade ambiental da empresa, durante a construção desses espaços, a Companhia optou pela utilização de madeiras de reflorestamento.

7) Consumo de papel

A fim de potencializar ainda mais a conscientização ambiental dos profissionais da empresa, dentro do programa de economia de recursos, a Flex também incluiu ações que contribuem para o consumo consciente de papel. Para isso, a Companhia aplicou nas impressoras das unidades selos e adesivos com mensagens de conscientização sobre o uso de recursos, além de instalar programas para controle de consumo.

8) Papel semente

Desde o primeiro dia de trabalho do profissional na Flex, ele é apresentado às práticas da Companhia. Uma das formas é por meio do programa de Integração (momento em que ele é recepcionado e apresentado à cultura da Companhia). No encontro, ele recebe um kit Flex com um cartão de boas-vindas produzido em papel semente. Além de reforçar o vínculo com a empresa, ele passa a disseminar o pensamento sustentável da empresa.

9) Tratamento de resíduos sólidos

Em São Paulo, a Flex contrata uma instituição específica para a coleta e tratamento de resíduos sólidos recicláveis: papéis, papelão, plásticos, metais, sucatas, eletrônicos e óleo gerados nas dependências da Companhia. Em Florianópolis também é feito o tratamento do lixo eletrônico.

Fonte: *Valor Setorial/Comunicação Corporativa

Iniciativas Flex tem foco no meio ambiente

Compartilhar:

19 de setembro de 2019

Compartilhar: