Releases

Iniciativas Flex em Educação são oportunidades para crescimento profissional

Programa de Incentivo à Educação (Proed) da Flex promove autodesenvolvimento e mais oportunidades na carreira.

Iniciativas Flex em Educação são oportunidades para crescimento profissional

12,8 milhões de desempregados no Brasil e um mercado cada vez mais exigente por mão de obra qualificada. A realidade do País somado aos dados do estudo realizado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – que aponta que somente 21% dos brasileiros entre 25 e 34 anos possuem ensino superior completo – revelam um cenário preocupante. Porém, para contornar tal dificuldade, garantir o crescimento dos negócios e promover o crescimento profissional, muitas empresas estão apostando em programas de incentivo à educação para alinhar suas equipes às transformações constantes do mercado.

Para a Flex, por exemplo, o investimento em pessoas é importante para continuar inovando e se destacando ainda mais no mercado de Gestão de Relacionamentos. Na empresa, além do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) que tem foco no aprimoramento de habilidades em gestão e que já formou mais de 1000 líderes, um dos caminhos que garante a qualificação dos seus recursos humanos é o Programa de Incentivo à Educação (Proed).

“O principal objetivo da Flex com o Proed é despertar o interesse pelo crescimento profissional, já que a empresa também disponibiliza ferramentas e outros programas que exigem como pré-requisito a formação superior. Essa iniciativa ultrapassa as ‘paredes’ da empresa, pois o conhecimento adquirido é do profissional que se torna qualificado para o mercado”, avalia o superintendente Corporativo de RH da Flex, Luiz Gustavo Vilela.

O Proed possui quatro polos educacionais localizados em unidades de Santa Catarina e São Paulo, além de uma infraestrutura completa, com salas equipadas com computadores, tutores qualificados para melhor suporte aos alunos, biblioteca com material de apoio e gestão integrada com líderes da empresa. Entre 2014 e 2019, mais de 1.600 profissionais foram contemplados nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo programa.

Oportunidade

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no ano passado, apontou que Iniciativas Flex em Educação são oportunidades para crescimento profissionalos trabalhadores que completaram algum programa de qualificação profissional possuem rendimento 8,4% maior do que os demais. A pesquisa do Ipea também revelou que indivíduos com curso de qualificação completo e atuantes em ocupações que não exigem essa capacitação recebem 9% a mais que indivíduos em ocupações semelhantes, mas sem um curso desse tipo.

Os dados comprovam que, além de conhecimento, o aprimoramento profissional também pode acarretar em outros ganhos.

“O curso em Processos Gerenciais foi de muita valia, pois, sem ele, eu não estaria ocupando o meu cargo atual. Hoje, como gestor, utilizo muitas das táticas e métricas aprendidas durante o curso. Consigo aplicar o meu conhecimento diariamente para tentar exercer a gestão da melhor forma, tanto para a empresa, quanto para a equipe”, complementa o supervisor Regional de TI Cristian de Souza Oliveira que se formou no Proed em julho deste ano e já planeja fazer uma pós-graduação.

Quem também aproveitou a oportunidade para aprimorar seu conhecimento foi o analista de Report Center da Flex, William Pereira. Há quase um ano, ele concluiu sua primeira graduação em Gestão Comercial pelo Pred e, com a formação, vem conseguindo buscar o autodesenvolvimento. “Antes de ingressar na Flex eu estava desempregado e com o sonho da graduação esquecido. Voltar a trabalhar em 2016 e estudar logo em seguida resgatou em mim a força e coragem para ir atrás dos meus planos. Queria saber o que mais eu poderia agregar a minha experiência e o curso me abriu a mente para nosso novo mundo da informação e da tecnologia”, conta William que já havia tentado ingressar em cursos de outras faculdades, mas nunca conseguiu dar sequência.

Formatura

Até outubro deste ano, a Flex formou 295 profissionais das unidades de Santa Catarina e São Paulo, em cursos de graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo) e pós-graduação. Em novembro será a vez das turmas de Lages e Xanxerê concluírem os cursos.

“A proposta de termos um programa educacional e polos dentro das unidades da empresa contribui para facilitar não só o acesso, como todo o amparo durante a trajetória acadêmica. Para os que almejam um crescimento profissional, qualificação e aprimoramento, esta iniciativa possibilita essa realização, que oferece todo o suporte para uma formação de excelência”, conclui Vilela.

Conheça outras iniciativas da Flex em https://www.flexcontact.com.br/quem-somos/fazer-a-diferenca/

Compartilhar:

29 de outubro de 2019

Compartilhar: