Releases

Flex realiza curso com foco em Programação Web

Curso Zero2Dev tem objetivo de capacitar universitários para preencher vagas do mercado da Tecnologia da Informação.

De olho no avanço do mercado da Tecnologia da Informação, a Flex está constantemente promovendo iniciativas que fomentam e contribuam para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios do futuro. Uma dessas ações foi a criação do curso Zero2Dev, que teve início em agosto e segue até novembro deste ano na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), espaço localizado em Florianópolis e que abriga um dos três Laboratórios de Inovação (xLab) da Flex.

O curso Zero2Dev é voltado para universitários com interesse em Programação Web. Nesta primeira edição participaram jovens dos cursos de Engenharia Química, Administração, Administração Pública, Marketing Estratégico, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica, Música, Direito, Engenharia Elétrica e Formação Pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica.

“A ideia surgiu a partir do desejo de dar oportunidade aos universitários de realizar um curso gratuito, voltado para a área de Programação, e foi impulsionada pelo fato da Flex ser uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento pessoal dos profissionais. O curso foi criado com o intuito de oportunizar um novo conhecimento aos participantes e, assim, auxiliar no ingresso deles no mercado de TI”, explica a coordenadora de Inovação do xLab, Maria Izabel.

O curso é ministrado pelos analistas de desenvolvimento do xLab, Guilherme Martins da Silva e Pedro Henrique Pacheco, e foi dividido em quatro módulos com aulas teóricas e práticas. Dentre os assuntos abordados durante o curso, destaque para o desenvolvimento de Landing Page, projeto web com operações CRUD, foco em integrações e APIs. Agora os alunos estão na última fase do curso, desenvolvendo o projeto de conclusão.

Flex realiza curso com foco em Programação WebNa prática

Assim que soube da realização do Zero2Dev, o estudante de Engenharia Química Arthur Estrella, co-fundador de uma startup participante do LinkLab (um programa de Inovação Aberta da Acate), aproveitou para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos no intuito de aplicar o aprendizado no crescimento do próprio negócio.

“Minha motivação em participar do curso foi a vontade de me capacitar em desenvolvimento web para poder atuar melhor como gestor de produto na startup em que trabalho. Entender melhor de sobre desenvolvimento me permite tomar decisões mais inteligentes no direcionamento e priorização das atividades na empresa. A realização do curso na Acate é muito legal, pois permite que os alunos tenham contato com o ecossistema de startups e vejam como podem ser aplicados os conteúdos aprendidos no curso. As aulas e os assuntos apresentados foram muito bons”, conta Arthur.

O estudante está desenvolvendo seu projeto final com foco no cliente e já faz planos após o término do curso. “Minha expectativa é conseguir atuar melhor como gestor de uma equipe de desenvolvedores, para delegar tarefas e tomar decisões alinhadas com o objetivo da empresa no âmbito de tecnologia”, completa.

Oportunidades profissionais

Para Maria Izabel, a realização é uma oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento e desenvolverem ou aprimorarem habilidades, tão valorizados no mercado atual.  

“O papel da Flex tem sido aproximar o estudante do mercado de trabalho, fornecendo conhecimentos necessários para que eles também consigam realizar seus projetos pessoais. Por ingressarem muito cedo na universidade, muitos estudantes acabam não se identificando com o curso que escolheram, desistem, decidem migrar de curso ou apenas se formam para conseguir o diploma e tentam trabalhar em alguma outra área. E o Zero2Dev é uma oportunidade de experiência no setor tecnológico, independentemente do curso ou trabalho que o aluno realiza”, ressalta Maria Izabel.

Apesar de muitos interessados, a equipe ainda avaliará se outras edições do curso serão realizadas. “Temos expectativas de uma segunda edição, mas ainda não temos nada definido. O curso também visa abrir as portas da empresa para aqueles que se destaquem, mas já temos alunos com projetos pessoais, inclusive estagiando ou empregados em outra empresa. Pretendemos avaliar o desempenho de cada um para oferecer oportunidades”, conclui.

Flex realiza curso com foco em Programação Web

Compartilhar:

28 de novembro de 2019

Compartilhar: