Releases

Contact Center é cenário de grandes oportunidades profissionais

Para muitos profissionais, contact center é oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e conquistar boas oportunidades na carreira.

Contact Center é cenário de grandes oportunidades profissionaisConquistar o primeiro emprego, ser promovido e fazer carreira em uma empresa reconhecida no mercado é o sonho de muitos profissionais. E um dos mercados que proporciona essa escalada na profissão é o de Gestão de Relacionamentos.

De acordo com dados do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexões (Sintelmark) e e-Consulting, o setor apresentou crescimento de 11,3% nos últimos anos. A maior parte dessa evolução se concentrou na região Sudeste, detendo 56,2% do aumento, seguido pelas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. A contratação de mão de obra foi um dos destaques. Gerador de empregos para mais de 1,7 milhão de brasileiros, a pesquisa apontou um salto de 244%, mantendo o setor como um dos que mais emprega no País. Porém, com os avanços do setor, os investimentos tecnológicos e as novas habilidades exigidas pelo mercado, contribuíram para despertar a necessidade de se contratar profissionais mais bem qualificados na área para lidar com os desafios que chegariam com a transformação digital.

A Flex, Companhia atuante no mercado de Gestão de Relacionamentos há dez anos, acompanhou de perto esta evolução. As necessidades demandadas pelo mercado e as constantes transformações digitais que o setor sofreu – e continua vivenciando – possibilitaram que a Companhia investisse ainda mais em suas equipes para lidar com os desafios do mercado. “A Flex sempre investiu na capacitação e na transformação das pessoas. Entendemos que essa transformação é feita pela educação com investimentos em cursos de capacitação, pois assim mostramos o caminho para as pessoas seguirem com os próprios passos”, explica a superintendente Corporativa de RH Luciana Zabot. 

Crescimento com resultados para todos

Do ano passado até o momento, a Flex promoveu 85 teleatendentes. Juntando todos os cargos da empresa são 925 promoções em diferentes áreas do negócio.

“Os investimentos em nossos profissionais são realizados de diversas formas. Por meio dos nossos polos de ensino universitário; por uma plataforma de ensino a distância com foco em cursos para tecnologias; com o Geração de Talentos Tec em parceria com o Senai; investimentos em evento específico para o pessoal de desenvolvimento e de TI; cursos de idioma; transmissão simultânea no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) para trazer novidades do Laboratório de Inovação (xLab) e das soluções que propomos para os nossos clientes; dentre outras. Acredito que com essas iniciativas fortalecemos ainda mais a imagem da empresa e também mostramos aos nossos profissionais que eles precisam buscar esse desenvolvimento para acompanhar o que o mundo vem buscando em termos de competências para o futuro”, completa Luciana Zabot.

Vantagens do Contact Center 

A flexibilização dos horários, os diferentes benefícios oferecidos pelo setor e as habilidades profissionais desenvolvidas no contato com o cliente são outros atrativos que despertam o interesse dos profissionais para trabalhar com contact center.

“Como trabalhamos com um público muito diversificado, desenvolvemos atitudes de lideranças responsáveis, comprometimento, garra, determinação, foco em resultados, persistência, resiliência, perdemos a timidez, aprendemos a fazer gestão de pessoas, entre outros cuidados em relação à postura e preservação do local onde trabalhamos”, completa Wesley Amancio, hoje gerente de Contas de duas operações Flex. O cargo, que ocupa há 10 meses, é resultado de uma série de promoções e oportunidades adquiridas, como por exemplo sua formação no ensino superior, durante sua trajetória profissional na empresa.

“Comecei como teleatendente e com seis meses recebi uma promoção para o cargo de agente Líder. Após três meses fui promovido a supervisor de Operações, depois participei de um processo seletivo para coordenador Operacional e fiquei durante seis anos. Durante esse período tive a oportunidade de trabalhar em diversas operações e participar da implantação de muitas delas dentro da empresa”, completa.

Conhecendo pessoas

Por ser um ambiente onde se trabalha com diferentes tipos de profissionais, o call center também é uma boa oportunidade para conhecer pessoas e fortalecer as relações interpessoais. “Meu trabalho se torna especial por causa do convívio com diversas pessoas, que também são responsáveis pela transformação do meu dia a dia. Poder dar uma solução para o cliente se sentir satisfeito me deixa feliz”, avalia Marcia Cardoso, teleatendente há mais de três anos na Flex.

Outro fator pontuado pela profissional é a humanização nesse tipo de trabalho. “A minha motivação em ser teleatendente está na satisfação das pessoas, por realizar os atendimentos de forma humanizada, com qualidade e alegria. O cliente fica mais próximo”, avalia Marcia.

Novas oportunidades

Além das oportunidades na própria operação, muitos profissionais, por meio das experiências e desafios encontrados no dia a dia, se sentem confiantes para se arriscarem em outras áreas do segmento.

“Comecei no contact center em 2003, onde muitas das tecnologias que utilizamos hoje não existiam. Era um trabalho muito pouco automatizado. Construí toda minha trajetória profissional neste setor e me orgulho muito de todas as conquistas que tive ao longo de 16 anos. Iniciei como teleatendente e sempre busquei minha capacitação interna para que pudesse aproveitar as oportunidades de crescimento, passando pelas funções de monitor, supervisor, coordenador e gerência, sendo responsável pelos mais diversos tipos de atendimento (vendas, SAC, retenção, dentre outros).  Na Flex iniciei como gerente de Operações em 2015 e, após três anos, tive a oportunidade de participar de um processo seletivo interno para a área de Treinamento & Qualidade, onde estou atualmente”, conta o superintendente de T&Q, Luiz Gustavo Vilela.

Vilela acrescenta que a oportunidade de crescer na profissão e buscar novas oportunidades de aprimoramento e conhecimento profissional, também dependerá da força de vontade de cada um. “O call center é uma escola. Você aprende a trabalhar com todos os tipos de profissionais, de todas as crenças, religiões, raças e filosofias. É um mundo completamente diversificado. As oportunidades são inúmeras e as possibilidades de carreira também. Entretanto dependerá muito do conhecimento e da força de vontade de cada um para se preparar para as oportunidades que surgirão ao longo da carreira”, acredita.

Conheça todas as nossas oportunidades profissionais e descubra de perto as vantagens de trabalhar com Gestão de Relacionamentos. Acesse nosso portal carreiras e confira as vagas Flex disponíveis.

Compartilhar:

04 de julho de 2019

Compartilhar: