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O impacto do Big Data e Speech Analytics no relacionamento com o cliente

Veja como as tecnologias de Big Data e Speech Analytics permitem aproveitar ao máximo o potencial da informação como inteligência aplicada na criação de um atendimento excepcional.


Na era da transformação digital, soluções no atendimento ao cliente que incorporam o Big Data e outras tecnologias inovadoras, como o Speech Analytics ou Análise de Fala, tornam-se uma enorme vantagem competitiva para muitas empresas. Essas soluções permitem oferecer uma experiência de usuário (User Experience, ou UX na sigla em inglês) com um alto grau de personalização. Isso vem trazendo excelentes resultados para muitos negócios mesmo em tempos de crise e recessão.

O primeiro passo é tornar-se Data-driven

Para atingir esse objetivo, antes de mais nada as empresas precisam focar em tornar-se “data-driven”. Ou seja, adotar uma postura que prioriza o tratamento, análise e aproveitamento do potencial das informações sobre os clientes que já possuem e muitas vezes não utilizam, ou utilizam mal.

Como o Big Data e Speech Analytics podem ajudar?

Nessa tarefa a tecnologia do Big Data destaca-se no trabalho de usar ferramentas de Analytics para entender perfis, tendências e viabilizar estratégias mais direcionadas para os consumidores. Já o Speech Analytics ou Análise de Fala, possibilita examinar uma enorme quantidade de gravações de voz e transcrevê-las para obter insights, bem como monitorar as interações em tempo de real. Isso permite identificar qualquer incidente e atuar antes que ele se torne realmente um problema.

Os relatórios gerados com auxílio do Big Data e Speech Analytics fornecem insumos para melhoria das interações em todos os pontos de contato. Além de ajudarem a fortalecer a tomada de decisões e direcionar treinamentos em prol de uma melhor experiência de usuário.

Assim é mais fácil criar estratégias que conquistam a atenção de um público conectado 24 horas, exigente e seletivo, que se informa bastante sobre produtos e serviços antes de tomar uma decisão.

Como transformar dados efetivamente em inteligência aplicada no seu atendimento?

Converter os dados obtidos através de Big Data e Speech Analytics em inteligência aplicada na sua operação, requer a contratação de profissionais como o Cientista de Dados. Ele ou ela são responsáveis por gerenciar e extrair insights a partir de informações sobre os clientes captadas em todos setores da empresa, como SAC, vendas, cobrança, além das interações através de canais digitais e analógicos.

Com esse arsenal em mãos, o Cientista de Dados gera informações valiosas capazes de  aumentar os resultados do negócio. Isso porque permitem embasar estratégias muito mais assertivas para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente através de uma UX excepcional.

A Flex é uma das primeiras empresas do setor a utilizar o Speech Analytics junto ao Big Data, confirmando sua posição de destaque como empresa de inovação. Se você deseja qualificar sua base e colher melhores resultados através de uma experiência de usuário encantadora e altamente personalizada, fale com quem entende. Conheça nossas soluções para aprimorar o relacionamento com seus clientes e destaque-se por oferecer a eles o melhor.

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06 de março de 2019

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