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Qual o impacto da inteligência artificial na experiência do consumidor do futuro?

Qual o impacto da inteligência artificial na experiência do consumidor do futuro?


O paradoxo é que quanto mais a Inteligência Artificial estiver envolvida e desenvolvida para melhorar o atendimento, menos ela será percebida.


 

A inteligência artificial (abreviada como IA, ou AI, da sigla em inglês) está chegando para valer em todos os setores, e acelerando ainda mais as transformação das experiências dos clientes em todos os ramos de negócio e de atividade. Em seu livro “E se a inteligência artificial pudesse nos tornar mais humanos? ”, publicado em 2017, o fundador e diretor de marketing e inovações do Sitel Group, Arnaud de Lacoste, prevê que uma grande parte dos empregos que existirão em 2030 ainda não existiam em 2017.

As mudanças que virão com a inteligência artificial, no entanto, não estão restritas apenas ao mercado de trabalho: espera-se que a IA produza o mesmo nível de negócios e ruptura social que a Internet produziu e produz. O desafio, então, é preparar as empresas atuais para atender às necessidades dos clientes, tanto agora quanto no futuro, realinhando pessoas, processos e tecnologias como consequência dessa revolução crescente.

 

Entre 2025 e 2030, especialistas preveem ambientes de trabalho colaborativos e empresas que combinam funcionários, máquinas e inteligência artificial. Cada um deles fazendo o que sabe fazer de melhor.  Essa visão é realmente estimulante, especialmente se assumirmos que o dinheiro economizado pela automação de tarefas de baixo valor agregado permitirá que as organizações invistam mais no aspecto humano do atendimento ao cliente, com os funcionários da linha de frente mais bem preparados, mais bem treinados e exercendo um papel mais estratégico na jornada dos clientes.

 

Assim como a tecnologia e a Inteligência Artificial, as expectativas dos clientes também tendem a crescer cada vez mais no futuro. Exigindo rapidez e eficiência, mas ao mesmo tempo valorizando interações autênticas e personalizadas, os consumidores do futuro poderão simplesmente obter o que desejam e realizar as transações desejadas de forma mais rápida, fácil e intuitiva. Sem nem mesmo lembrarem que a Inteligência Artificial está trabalhando, junto com as pessoas e as máquinas, para atender essas expectativas.

 


Como a Flex usa IA.

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30 de abril de 2018

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