Conteúdos Flex

Conheça as profissões do futuro mais promissoras!

A transformação digital cria oportunidades em novas áreas e carreiras todos os dias. Conheça algumas das profissões do futuro e veja como chegar lá.


Todos os dias surgem novas profissões do futuro. Isso ocorre por consequência das tecnologias inovadoras de automação e da eficiência e aumento de produtividade que elas proporcionam. Longe de acabarem com vagas de emprego, elas estimulam a criação de novos cargos. Principalmente em áreas que envolvem gestão, atendimento e desenvolvimento de pessoas; tomada de decisões; planejamento estratégico e trabalho criativo. Tarefas essas que as máquinas não são capazes de realizar, ao menos por enquanto.

Quais os segmentos mais promissores?

As oportunidades mais promissoras atualmente se concentram em três segmentos:

Marketing Digital, Comunicação e Design

Áreas que envolvem muitas idéias novas e estimulantes, com ênfase nas habilidades de comunicação e pensamento crítico. Profissões desses segmentos são Analista de Marketing Digital, Designer e Produtor de Conteúdo, por exemplo. Elas dificilmente se tornarão obsoletas por exigir habilidades que estão longe de serem alcançadas pelos robôs e pelas tecnologias de Inteligência Artificial.

Recursos Humanos

Lidar com recrutamento, seleção, treinamento, relacionamento, desenvolvimento e retenção de pessoas exige muita inteligência emocional e sensibilidade para interpretar os indivíduos. Robôs provavelmente jamais terão essas qualidades para poder ocupar essas vagas estratégicas.

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação, ou TI, é a área de ponta da inovação. Exige pessoas com habilidades e conhecimentos específicos em funções como desenvolvedor de software, engenheiro de Inteligência Artificial, técnicos de help desk e suporte, entre outras.

Dentro do organograma e do quadro de profissionais da Flex já podemos encontrar diversos exemplos dessas profissões do futuro. Isso faz parte do nosso compromisso com a inovação, que já foi reconhecido com a conquista do título de Empresa Mais Inovadora no segmento.

Quais as principais profissões do futuro?

Na Flex, já existem cargos considerados profissões do futuro. Conheça:

Cientista de Dados

O cargo de Cientista de Dados é essencial para toda empresa que deseja tornar-se data-driven. Ou seja, aquela que tem como objetivo ser conduzida por estratégias baseadas em dados e informações.

Esse profissional trabalha na intersecção entre matemática, negócios e sistemas de informação. Além disso, utiliza seus conhecimentos para encontrar insights valiosos para os negócios a partir das informações disponíveis. Em 2015, somente 25% das grandes empresas tinham esse cargo, mas um estudo da Gartner estima que esse número deve chegar a 90% até o final de 2019.

Supervisor de Report Center

Este é um nome específico para a função conhecida como MIS (Management Information Systems), um profissional que concentra-se na gestão da tecnologia da informação para proporcionar eficiência e eficácia ou tomada de decisão estratégica.

Esses profissionais são responsáveis funções bastante específicas e especializadas que ajudam a maximizar o resultado dos investimentos em pessoal, equipamentos e processos de negócios. Dentro da flex, por exemplo, suas atribuições são de analisar relatórios de desempenho, informar gestores de operações sobre custos e performance para avaliação, auxiliar no desenvolvimento de novos projetos de operações, entre outras.

As novas profissões continuam surgindo todos os dias na esteira da transformação digital. E a maior certeza nesse cenário é que a criatividade e inteligência humana sempre terão o seu espaço garantido.

Agora que você já conheceu algumas profissões do futuro, confira nosso portal de vagas. Acompanhe de perto esse cenário de novas oportunidades e trabalhe com quem entende de inovação.

Compartilhar:

27 de fevereiro de 2019

Compartilhar: