Conteúdos Flex

Employee Experience: como a Flex melhora a satisfação profissional?

Sua empresa oferece uma boa employee experience? Veja como a Flex aplica esse conceito na prática e conheça mais sobre nossas soluções inovadoras para o RH.

Nos últimos anos o termo “employee experience” – ou experiência do funcionário – vem causando grandes mudanças na forma como as empresas fazem a gestão de pessoas. Sua importância cresceu tanto, que hoje 79% dos gestores acreditam que ela é muito importante para o resultado dos seus negócios, de acordo com uma pesquisa da Deloitte.  

Mas o que é a employee experience? 

É a percepção gerada através da soma de experiências que cada funcionário tem com a empresa. Isso representa todas as interações que ele tem desde o primeiro contato como candidato a uma vaga, seu engajamento em ações organizacionais, até o fim do vínculo empregatício.

A employee experience inclui todas as experiências que o funcionário vivencia, sente ou observa ao longo de sua jornada dentro de uma empresa.

Como é a employee experience na Flex?

Com 10 anos de atuação no mercado, a Flex é hoje a quinta maior empresa do segmento de Contact Center no País, certificada pela Great Place to Work (GPTW) como uma das empresas que valoriza seu capital humano e considerada a Empresa do Ano Outsourcing no Prêmio ClienteSA.

Esse reconhecimento é fruto de um propósito que a Flex tem desde o seu início: fazer a diferença na vida das pessoas. Para seus funcionários isso acontece através de programas, práticas e soluções inovadoras que valorizam e enriquecem a employee experience no dia a dia da empresa. Vamos ver alguns exemplos.

Programas de Capacitação e Desenvolvimento

A Flex investe no desenvolvimento do conhecimento e habilidades de seus funcionários por meio de uma série de programas de capacitação. Confira alguns destaques:  

Programa de Incentivo à Educação (Proed) 

Desenvolvido em parceria com instituições de ensino superior do Brasil, o Proed atua com quatro polos educacionais localizados em unidades da Flex em Santa Catarina e em São Paulo. 

Esses espaços apresentam uma infraestrutura completa: salas equipadas com computadores, tutores qualificados para dar suporte aos alunos, biblioteca com material de apoio e gestão integrada com líderes da empresa. Desde 2014, mais de 1.600 profissionais completaram cursos de graduação e pós-graduação dentro do programa. 

Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL)

Voltado para gerentes, coordenadores, supervisores e instrutores de treinamento, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) visa reforçar o alinhamento de lideranças com a cultura da Flex. Além de estimular o crescimento profissional com a constante capacitação e desenvolvimento das habilidades na gestão de pessoas.  

O objetivo é reter talentos, bem como tornar os processos da operação mais ágeis e eficazes. Mais de 1.000 profissionais já foram contemplados com os treinamentos presenciais e à distância do programa.

Cursos Geração de Talentos e Geração de Talentos Tech

Voltado para o crescimento profissional de teleatendentes, auditores e monitores, o Geração de Talentos é a porta de entrada para o primeiro nível de supervisão. 

Em 2018, o programa recebeu o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de Santa Catarina. Seu enorme sucesso inspirou a criação do Geração de Talentos Tech, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), focado na formação de analistas de Bancos de Dados e Desenvolvedores. 

Confira todos os programas de desenvolvimento da Flex →

Políticas voltadas à equidade de gênero, inclusão e humanização 

A Flex possui políticas para promover a diversidade humana, a inclusão e a humanização dos ambientes profissionais, temas com os quais a empresa tem um compromisso firmado através da sua Declaração de Compromisso sobre os Direitos Humanos. Alguns exemplos dessas políticas na prática, são:  

Equidade de gênero 

Atualmente 70% das pessoas que trabalham na empresa são profissionais mulheres e mais de 50% estão em cargos de liderança (que incluem supervisão, coordenação, gerência, superintendência e diretoria). Isso reforça ainda mais o compromisso da Companhia com o incentivo à igualdade de gênero e crescimento profissional.

Programa Bebê Vindo 

Orienta profissionais gestantes sobre os cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, assim como informa sobre os aspectos legais como consultas e licença-maternidade, por exemplo. 

O programa Bebê Vindo, além de preparar as gestantes psicologicamente para a gravidez e a maternidade, também estimula as profissionais (por meio de incentivos como o auxílio-creche) a não deixarem o emprego depois do nascimento dos filhos.

Programa de inclusão para pessoas com deficiência 

Todas as divulgações de vagas da Flex também são direcionadas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Semestralmente a Companhia entra em contato com as instituições que trabalham com PCDs, no intuito de reunir currículos. A empresa também participa da Feira de Empregabilidade de PCDs, organizado pelo Ministério do Trabalho, e possui parceria com a consultoria Agência de Empregos, que encaminha à Flex candidatos com deficiência. 

A infraestrutura de algumas unidades da Flex também é desenvolvida para promover a inclusão desses profissionais, com rampas de acesso e elevadores. 

Humanização dos ambientes de trabalho 

Como forma de criar um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante para os profissionais, a Flex investe na implantação de espaços alinhados com as modernas tendências de gestão de pessoas. Essas ações focam na ambientação, conforto e comodidade nas instalações. 

Nossa unidade na Atucuri, inaugurada em São Paulo no ano de 2017, instalou um padrão que está sendo levado para nossos outros sites como a Flex Continente e o mais novo prédio no Centro de Florianópolis, a unidade Rio Branco. Esses ambientes se destacam pela infraestrutura moderna e locais de trabalho humanizados que oferecem muito mais qualidade de vida para os funcionários. 

Isso se reflete em uma atmosfera agradável que favorece uma operação com mais empatia e cuidado com cada consumidor, tornando possível um atendimento humanizado e personalizado de alto nível.

Soluções inovadoras em RH

Uma parte importante da employee experience na Flex são as soluções inovadoras desenvolvidas pela empresa para a gestão de pessoas. Algumas delas são: 

Kolmeia 

Lançada durante as comemorações de 10 anos da empresa, a Kolmeia é uma plataforma de Recursos Humanos totalmente desenvolvida pelo Laboratório de Inovação da Flex (xLab). Ela funciona como uma rede social interna da Companhia, que tem como objetivo promover maior interação e compartilhamento de informações entre os mais de 12 mil profissionais da empresa.

Por meio da Kolmeia, os funcionários conseguem acessar todos os portais disponibilizados pela Flex, bem como as novidades da empresa, campanhas institucionais, notícias, progressão de carreira, holerite e ficha ponto. Isso tudo em um só lugar.

YAKY 

O Yaky é uma plataforma cloud de soluções inovadoras para a área de Recursos Humanos. Desenvolvido pelo xLab e testado internamente na Flex, ele já possui alguns produtos disponíveis para o mercado. 

A plataforma possui quatro módulos que ajudam a transformar a employee experience e agilizam a gestão dos processos internos. Um deles é o Atestados Digitais, recurso que utiliza robôs para entrega de atestados médicos e outros documentos através do WhatsApp. 

Em 2019, a Flex foi reconhecida com ouro em dois prêmios da Best Performance com o case “Employee Experience em foco. Envio de documentos médicos por WhatsApp traz economia e maior satisfação profissional Flex”, firmando o sucesso da iniciativa.

Outro recurso do Yaky é o Zero Paper, que possibilita assinar documentos eletronicamente e armazená-los de maneira digital. O arquivo é validado por meio  de assinatura digital e pode ser acessado na nuvem sempre que o profissional quiser consultá-lo.

Cada usuário do Yaky recebe um token que permite acessar todos os serviços da plataforma, sem a necessidade de emitir mais nenhum papel. Com isso sua empresa reduz os custos com armazenamento, transporte e impressão dos documentos, tornando-se muito mais sustentável, bem como otimiza tempo e trabalho do RH.

Conclusão

A employee experience mostra que se você quer melhores resultados nos negócios – e clientes mais satisfeitos – primeiro deve focar na satisfação de seus funcionários. Com base nessa premissa e em nosso propósito de Fazer a Diferença na Vida das Pessoas, a Flex desenvolveu suas políticas e práticas de gestão de RH, bem como as soluções tecnológicas inovadoras que descrevemos acima. 

Elas buscam aprimorar a comunicação, valorizando interações e experiências com mais qualidade. Isso reflete na atração e retenção dos melhores talentos, tornando-se um importante diferencial

Portanto, se você deseja levar a sua gestão de pessoas para o futuro, aprimorando a sua employee experience, fale com quem mais entende do assunto. Peça uma demonstração e veja como a Flex pode ajudar seu negócio com soluções inovadoras, acessíveis e inteligentes.

Compartilhar:

27 de novembro de 2019

Compartilhar: