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Automação de vendas: o uso de bots para impulsionar resultados

Quer saber como a Flex elevou a conversão em 46%? Conheça o potencial dos bots para a automação de vendas!

A transformação digital revolucionou a venda em todos os segmentos do mercado, pois deu aos consumidores muito mais autonomia e controle sobre o processo de compra. Hoje em dia cada vez mais é o cliente que define onde, como e quando faz negócio, o que traz um grande desafio para as empresas no relacionamento com o consumidor.

Para interagir de forma eficiente com esse novo perfil e gerar mais conversões, muitas empresas estão investindo em soluções com Inteligência Artificial (IA). Essa tecnologia possibilita automatizar diversos processos simples e repetitivos com grandes benefícios para a experiência do cliente e o aumento nas vendas. 

Dentre essas ferramentas, os bots de bate-papo, ou chatbots, estão se destacando como uma das soluções mais eficientes, principalmente para a automação de vendas. Com a evolução da IA, hoje eles são muito mais capazes de oferecer interações humanizadas e personalizadas. Além disso, são excelentes para otimizar tempo, trabalho e custos para empresas de todos os portes, pois são cada vez mais simples e acessíveis.

Por conta disso, até 2020 prevê-se um aumento de 136% em relação a 2019 no número de organizações que utilizam os bots em sua operação de atendimento, de acordo com uma pesquisa recente da Salesforce

Quais são os maiores benefícios dos chatbots?

Dentre as principais vantagens que os chatbots oferecem para o relacionamento com o cliente podemos destacar:

1) Atendimento 24/7 

Somente grandes empresas conseguem manter uma equipe de atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Os chatbots oferecem essa possibilidade de forma acessível e eficaz para empresas de todos os tamanhos.

2) Respostas objetivas em tempo real

O cliente digital tem um universos de opções a poucos cliques de alcance por isso está acostumado com respostas ágeis. Um chatbot consegue suprir essa expectativa esclarecendo dúvidas em tempo real ou transferindo imediatamente para um atendente capacitado. 

3) Maior engajamento do cliente 

Um chatbot pode estar presente em qualquer etapa da jornada de compra e interagir sempre na hora e no lugar certo de forma personalizada, ágil e eficiente. Assim ele engaja mais e conduz os leads até a conversão com mais facilidade. 

4) Otimização de recursos

Os bots ampliam a capacidade de atendimento, bem como a produtividade da equipe de vendas. Isso porque eles liberam os atendentes para as demandas mais complexas reduzindo dessa forma os custos gerais da operação e ao mesmo tempo agregando qualidade à experiência do cliente.  

5) Abordagens proativas

Você pode programar um bot para fazer abordagens proativas como, por exemplo, o envio de avisos próximos de datas comemorativas como Dia das Mães com promoções exclusivas. Ou então fazer indicações mais relevantes de ofertas de cross sell e up sell, elevando a taxa de conversão bem como o ticket médio. 

6) Maior taxa de fidelização e recomendações  

O chatbot consegue atender com empatia e eficiência em tempo real, esclarecendo dúvidas e informando sobre produtos e serviços com agilidade. Isso ajuda a aumentar as taxas de fidelização e o número de boas recomendações.

7) Melhora na logística

Um chatbot pode ser utilizado, entre outras coisas, para confirmar e cancelar pedidos, informar sobre o status, emitir números de protocolo ou 2ª via de boletos, bem como rastrear e calcular o tempo de entrega. Além disso ele pode ser integrado com seus sistemas de controle de estoque definindo o fluxo de reposição de acordo com o ritmo de vendas, por exemplo. 

8) Insights para aprimorar o atendimento

Através de um chatbot você pode abordar os consumidores no pós-venda com pesquisas de satisfação. Assim surgem insights valiosos sobre a experiência de compra e a satisfação do cliente com o atendimento, bem como um feedback detalhado sobre o impacto da marca no seu público. 

Além disso, os dados coletados na interações também fornecem informações preciosas para entender como melhorar a experiência do cliente.

9) Personalização

Um atendimento personalizado é a chave para a maior satisfação do cliente. Com um chatbot é possível segmentar as abordagens de acordo com diferentes perfis de clientes e dados sobre o histórico, aumentando os resultados positivos nas abordagens. 

Utilizando os bots para impulsionar as vendas 

Por conta dessas vantagens que acabamos de citar os bots estão sendo cada vez mais aplicados com sucesso nas vendas, onde podem ser utilizados em todas as etapas da jornada do cliente. E, ao contrário do que muitos temem, o objetivo não é substituir o indispensável toque humano de um vendedor. A tecnologia é somente uma ferramenta para ajudar a oferecer um atendimento mais completo e personalizado, de forma ágil e conveniente para os clientes

Os bots conseguem automatizar diversas tarefas simples e repetitivas do ciclo de vendas, da geração e qualificação de leads até o suporte. Enquanto ele cuida dessas atividades, os vendedores podem investir seu tempo nas demandas mais complexas e dedicar-se a criar relacionamentos mais próximos, duradouros e rentáveis com os clientes.

Normalmente, o bot é usado nas primeiras interações com o cliente fazendo perguntas para compor um perfil do consumidor e qualificar esse lead. Em seguida ele transfere o atendimento para um vendedor que dessa forma pode conduzir o cliente até a conversão de maneira muito mais fácil.

Porém, os bots mais modernos – que incorporam as mais recentes inovações em Inteligência Artificial – são capazes de interagir com maior naturalidade e humanização. Portanto, eles podem ser, e são cada dia mais, utilizados para realizar o processo completo de vendas tranquilamente. Existem hoje soluções no mercado que conseguem fazer isso com muito eficiência. A Flex tem um ótimo exemplo a mostrar.

Automação de vendas: um case de sucesso Flex

A equipe do xLab, o laboratório de inovação da Flex, desenvolveu um bot que trouxe um resultado incrível e rápido com a automação de vendas. Vamos conhecer esse excelente exemplo desenvolvido para um cliente do setor financeiro.

1) Desafio

A dor do cliente era aumentar a taxa de conversão para um produto naturalmente difícil de ser comercializado: um título de capitalização. Pensando em como poderia ser melhorado esse índice vislumbrou-se a oportunidade de desenvolver um agente virtual para realizar a venda completa.

2) Solução 

No processo tradicional de venda do título de capitalização uma das principais dificuldades é apresentar o produto de forma simples, clara e rápida e negociar um valor de parcela com cada cliente. Para resolver esse problema, a equipe do xLab desenvolveu um bot para automação de vendas instalado em um site exclusivo para o produto.  

Neste endereço o cliente encontra todas as informações que precisa e inicia a interação já bem informado sobre o que está sendo negociado. Dessa maneira o bot é capaz de fazer um negociação de forma simples e rápida, responder as dúvidas e realizar a venda completa sem a necessidade da participação humana em nenhuma etapa. 

Caso o cliente hesite em finalizar a compra, ele sempre pode voltar a qualquer momento e retomar a negociação. Aqueles que abandonam o processo e não retornam são identificados e os dados dessas interações fornecem insights para novas abordagens com objetivo de concretizar essas vendas. Além disso, quando surge um problema ou dúvida mais complexa sempre existe a opção de transferir para um atendente qualificado e não perder nenhuma chance de conversão. 

3) Resultado

O índice de sucesso do bot de vendas que desenvolvemos foi surpreendente. Em cinco meses de implantação ele conseguiu elevar a taxa de conversão em 46%. De todos os leads que forneceram seu CPF ou CNPJ nas interações, 39% fecharam negócio.

Automação de vendas: o uso de bots para impulsionar resultados

Isso mostra como o investimento em inovação pode revelar oportunidades que até então estavam completamente inacessíveis e que podem significar uma receita importante para seu negócio.

No início, o projeto do bot de capitalização para automação de vendas despertou muitas dúvidas e certa descrença até na própria equipe que o elaborou, pois o produto é difícil de ser vendido. Porém, o bot contrariou e superou todas as expectativas aumentando as conversões exponencialmente. Sem ele, a taxa média de conversão obtida pelas equipes era de 7%. Com o bot esse número chegou a 61%!

Automação de vendas: o uso de bots para impulsionar resultados

Conclusão

A implantação do bot de vendas desenvolvido pela Flex com uso da Inteligência Artificial teve um imenso sucesso em resolver o desafio apresentado. Ao identificar uma oportunidade de lucrar mais onde muitos só viam problemas, nossa solução tornou-se uma excelente forma de aumentar a receita, bem como um importante diferencial competitivo.

E você? Também quer levar esse tipo de solução para sua empresa e aumentar seu faturamento ao mesmo tempo que otimiza trabalho e custos? Peça agora mesmo uma demonstração e veja como a Flex pode ajudar seu negócio com soluções customizadas que oferecem os melhores resultados para suas vendas.

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16 de outubro de 2019

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