Cases de Sucesso Flex

FLEX – ADVB/SC

Flex na B3 – Do Capital Familiar à Bolsa de Valores

Prêmio Top de Marketing e Vendas ADVB/SC 2018

  • Categoria(s):
  • Serviços

Desafio

O case “Flex na B3 - Do capital familiar à Bolsa de Valores” conta como uma empresa que nasceu em Santa Catarina, com capital familiar, conseguiu estabelecer um índice de crescimento acelerado, manter seus níveis de governança e cultura e, em menos de 10 anos, conquistar a listagem no segmento Bovespa Mais na B3 (Bolsa, Brasil, Balcão – Bolsa de Valores Brasileira), status que 549 empresas em todo o Brasil já alcançaram. Preparar a Companhia com todos os requisitos necessários para a listagem na Bolsa de Valores foi o grande desafio. Neste processo, a Flex diagnosticou que precisaria investir em: capacitação profissional; em inovação e altas tecnologias; criação de unidades e ambientes; mais governança corporativa; e parcerias.

Solução

A partir do diagnóstico das necessidades para alcançar a listagem na Bolsa de Valores, a Flex elaborou um planejamento estratégico estruturado com foco em: qualificação dos profissionais, por meio de capacitações em programas internos e com incentivo a educação de ensino superior; investimentos em tecnologia e inovação, para utilização de tecnologias mais complexas nas operações e processos; além da criação de ambientes específicos, como por exemplo o xLab, contribuindo para o desenvolvimento de soluções e altas tecnologias para gestão dos relacionamentos. A atualização e novas unidades também foi estratégica para alcançar os resultados. A partir de um estudo realizado pela Flex, a empresa identificou quais seriam os melhores locais para implantação de sites que possibilitassem a troca de ideias e experiências de profissionais e clientes, a fim de gerar maior produtividade e resultados para todos. Para maior conformidade e alinhamento dos processos, a Companhia também investiu em governança corporativa e criação de parcerias estratégicas para contribuir com ganho de expertise na aplicação de futuros processos tecnológicos.

Resultado

As estratégias aplicadas pela Flex ao longo de sua trajetória garantiram índices de crescimento constantes, impactando em diferentes áreas e segmentos. A empresa passou a ser uma sociedade de capital aberto, se tornando vitrine para atrair novos investimentos, com oportunidade de explorar mercados que antes não eram possíveis. O trabalho desenvolvido também culminou em mais transparência nos processos para todos os seus stakeholders. A Flex ganhou maior visibilidade no mercado e governança corporativa que se aproxima de grandes empresas nacionais, com processos mais sólidos e alinhados. Por fim, a listagem na Bolsa de Valores do Brasil contribuiu para maior credibilidade e solidez da Companhia frente aos seus profissionais, parceiros, clientes, acionistas e sociedade em geral. A conquista mostrou que a Flex está no caminho certo, em busca mão apenas de uma empresa do futuro. Mas com possibilidades reais de crescimento para abertura de capital, com práticas digitais e humanização.