Cases de Sucesso Flex

ECO COPOS FLEX

Eco Copos Flex – Transformação Cultural com Resultados para o Planeta

20º Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2018 - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina

  • Categoria(s):
  • Preservação Ambiental
Ao longo dos anos a Flex tem desenvolvido diferentes campanhas com foco na preservação ambiental e práticas de sustentabilidade, sempre alinhados aos seus valores e propósito, que é “Fazer a Diferença na Vida das Pessoas”. Em busca de fomentar esse posicionamento da empresa, um dos objetivos da Flex foi repensar o consumo de alguns de seus recursos, como por exemplo o copo descartável utilizado no consumo de café. Por ser uma bebida quente, um copo nem sempre era suficiente para minimizar o incômodo causado nas mãos por causa da temperatura da bebida. O resultado disto era centenas de copos plásticos descartados em todas as unidades, já que o consumo de café era feito mais de uma vez ao longo do dia. Logo, o objetivo do projeto, implantado entre 2017 e 2018, foi substituir os copos plásticos descartáveis utilizados pelos profissionais da empresa pelos ecológicos, que tem um tempo de vida útil maior e que suporta temperaturas elevadas durante sua utilização, sem riscos de provocar queimaduras ou qualquer outro problema prejudicial à saúde e segurança dos profissionais.
Para possibilitar a realização do projeto com seus 13 mil profissionais, distribuídos nas 14 Unidades Flex, foi criada uma força-tarefa. Dentre as estratégias para a substituição dos copos plásticos descartáveis pelos eco copos destacam-se: engajamento de diferentes setores da empresa impactando no monitoramento, logística para distribuição dos eco copos , criação e divulgação de campanhas com foco em práticas sustentáveis; fortalecimento dos valores Flex por meio da escolha de temas específicos para colocar nos eco copos; além de criação de preleção guiada e ações com foco na mudança de cultura do profissional Flex. Outro fator importante neste processo foi criar um marco para a entrega dos eco copos, sendo o aniversário da empresa a data escolhida para a realização da entrega do material. O recolhimento de todos os copos descartáveis da empresa de uso dos profissionais e disseminação do projeto em programas específicos também foram fundamentais para a adesão completa do projeto dentro da Companhia.
O projeto dos eco copos apresentou resultados significativos em diferentes aspectos. Além de fomentar a importância das práticas sustentáveis entre os 13 mil profissionais, a iniciativa evitou o descarte de 4.6 toneladas de plástico na natureza. A implantação dos eco copos, também impactou significativamente em outros recursos da Flex, como o uso de sacos de lixo (100 litros) utilizados para descarte deste material. Nas unidades de Florianópolis, por exemplo, de 4.500 sacos utilizados nos meses de maio e junho em 2017, o consumo reduziu para 3.000 a partir de julho do mesmo ano. Uma economia de 1.500 sacos de lixo. Com as práticas diárias de sustentabilidade reforçadas constantemente na empresa, os profissionais começaram a fomentar a necessidade dos cuidados com meio o ambiente. Esta preocupação refletiu na adesão de outras ações sustentáveis, com aplicabilidade nos mais diversos setores da Flex. Essa mudança de cultura, em relação as ações ambientais, também possibilitou um impacto positivo na credibilidade da Companhia diante do mercado de Gestão de Relacionamentos e stakeholders, como clientes, parceiros, fornecedores e sociedade em geral.