Cases de Sucesso Flex

FLEX

Geração de Talentos - Programa de desenvolvimento humano da Flex

Prêmio Ser Humano SC 2018

  • Categoria(s):
  • Gestão de Pessoas – Desenvolvimento
A Flex é uma empresa que tem como propósito Fazer a Diferença na Vida das Pessoas. Por ser uma Companhia diferente e conectada, ela possui um público jovem e que vê na Flex (em torno de 75% dos contratados) a oportunidade do primeiro emprego. A fim de preparar melhor esses profissionais, a empresa sentiu a necessidade de criar o Geração de Talentos. Com o programa, além da capacitação profissional na área de conhecimento, os profissionais também teriam a chance de se preparem por meio de cursos de capacitação e ferramentas para aprimorar habilidades para exercício da sua função e para futuros cargos de liderança.
Para colocar em prática o programa Geração de Talentos foi necessário diagnosticar os perfis dos candidatos, bem como os pré-requisitos necessários para realização do curso. Entre os critérios estabelecidos pela equipe, destacaram-se: possuir 2º grau completo, ter mais de seis meses de empresa, não ter faltas injustificadas, medidas disciplinares, de comportamento ou ética nos últimos 90 dias. Outro fator importante foi identificar as áreas que mais abriam processos seletivos. Neste caso os setores identificados foram três: Treinamento e Qualidade, Planejamento e Operações. A equipe também estruturou o curso a fim de explorar conteúdos teóricos e práticos para exercício da função e para futuros cargos de liderança. Outra estratégia desenvolvida foi desafiar os candidatos com a aplicabilidade, na prática, do aprendizado adquirido em sala. Para isso, os profissionais realizaram estágio supervisionado e elaboraram um trabalho de conclusão de curso, propondo melhorias para a empresa com foco na inovação.
A estratégias desenvolvidas com os profissionais durante o programa Geração de Talentos, possibilitou a formação de uma equipe de profissionais mais qualificada para desenvolver trabalhos em diferentes áreas. A partir dos encontros e da experiência prática dos conteúdos aprendidos em sala, os profissionais adquiriram conhecimentos e habilidades para aumentar as chances de atuação dele(a) na empresa. Outro benefício foi no sentido de ampliar sua consciência e visão de futuro, transformando-o em um profissional mais crítico, justo e aproximando-o do exercício dos seus direitos. Para a Flex, o Geração de Talentos impactou no aumento da produtividade, no comprometimento profissional e resultados mais assertivos, contribuindo para a imagem da empresa como um todo.